Tunisair Express recebe primeiro avião ATR 72-600
Túnis, Tunísia (PANA) – A companhia aérea tunisina "Tunisair Express", filial da “Tunisair”, recebeu terça-feira o seu primeiro avião “ATR 72-600”, um dos três aparelhos deste tipo encomendados ao seu fabricante em Toulouse (França).
A receção do segundo avião está prevista para dezembro de 2019 e a do terceiro para abril de 2020, segundo os responsáveis da companhia, que opera nas linhas interiores tunisinas e destinos internacionais próximos.
A cerimónia de entrega decorreu no aeroporto internacional Tunis-Cartago, na capital tunisina, na presença do chefe do Governo cessante, Youssef Chahed, e do ministro do Turismo, René Trabelsi.
Com 72 assentos, o ATR 72-600 está equipado de turbo-propulsores que consomem 40 por cento de combustível menos que o antigo modelo e emitem igualmente 40 por cento de dióxido de carbono menos que um jato regional.
Numa declaração à imprensa, Youssef Chahed indicou que esta aquisição acontece no quadro do projeto de reestruturação da Tunisair Express.
Trata-se, segundo ele, da renovação da frota num investimento de mais de 150 milhões de dinares tunisinos (perto de 50 milhões de dólares americanos), favorecendo assim o aumento do número de voos para os aeroportos do sul do país, além da redução dos atrasos que os seus aviões.
O ministro do Turismo anunciou, por seu turno, que a companhia-mãe (Tunisair) vai entregar, até 2022, quatro aviões do tipo Airbus, para reforçar a sua frota. Esta passará dos atuais 28 aparelhos para 32 a prazo.
Para fazer face à afluência excecional dos turistas registados em 2019, a Tunisair teve de alugar aviões de companhias estrangeiras.
-0- PANA BB/IS/MAR/IZ 20nov2019