Túnis, Tunísia (PANA) – Quatro mil e 800 empregados da TunisAir (transportadora aérea nacional da Tunisina) serão despedidos para que a empresa possa sobreviver financeiramente, anunciou o Presidente Diretor-Geral (PDG) da mesma firma, Iieys Mnakbi.
Durante a assembleia-geral da companhia, ocorrida quarta-feira última, afirmou que a TunisAir quer limitar o seu pessoal a três mil empregados para restabelecer o seu equilíbrio financeiro, revelou.
Afirmou que os salários dos sete mil e 800 trabalhadores da companhia estão fora de alcance.
Segundo ele, a frota da companhia é de 28 aviões, ou seja uma taxa de 280 empregados por avião, contra 80 trabalhadores por avião, segundo critérios internacionais aplicados, para este efeito.
A companhia registou perdas financeiras de vulto desde os eventos de 2011, devido ao recrutamento selvagem de centenas de trabalhadores efetuado na altura, que aumentou a carga salarial além da perda do mercado líbio que representava cerca do quarto da atividade comercial da TunisAir, explicou Mnakbi.
Face às suas dificuldades, peritos defenderam a privatização da companhia para a tornarem mais competitiva, mas esta recomendação está confrontada com uma forte oposição da central sindical e dos partidos políticos do país.
A TunisAir celebrou, a 21 de outubro último, o seu 71.º aniversário, indica-se.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/DD 10jan2020