Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia e Itália assinaram um acordo de cooperação institucional sobre a reexpedição, a 19 de fevereiro próximo, a bordo do navio “Arkas”, dos resíduos italianos para o seu país de origem, indicou segunda-feira, num comunicado, o Ministério tunisino do Ambiente.
Este acordo, que conclui negociações iniciadas em 2020, entre os dois países, prevê “o repatriamento, primeiro, de 213 contentores de resíduos, atualmente, armazenados no porto de Sousse, para Itália”.
O acordo foi rubricado, a 11 de fevereiro último, precisou o comunicado, acrescentando que as concertações continuarão para a finalização da reexpedição dos resíduos italianos restantes acumulados num entreposto, em Mourredine, na província de Sousse.
A presença dos resíduos italianos, na Tunísia, registou diversos desenvolvimentos desde a sua revelação, em julho de 2020, provocando nomeadamente a exoneração e detenção do ministro tunisino do Ambiente da época e de vários outros responsáveis por suspeições de corrupção ligada à importação destes resíduos perigosos e proibidos.
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/FK/IZ 15fev2022