Túnis condena "firmemente" ataque mortífero de Nice
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia condenou "firmemente", quinta-feira, o ataque à facada que matou três pessoas em Nice, no sudeste da França, reiterando a sua "rejeição total a todas as formas de terrorismo, de extremismo e de violência”, soube a PANA de fonte oficial.
"Condenamos firmemente o ataque cometido hoje (quinta-feira) dentro da igreja Nossa Senhora em Nice (...) e apresentamos as nossas condolências ao Governo e ao povo franceses", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado.
A Tunísia adverte, no entanto, de qualquer instrumentação política ou ideológica do “sagrado” e das religiões, bem como da prática de ligar estes valores ao terrorismo.
O comunicado de imprensa apela, ao mesmo tempo, à conjugação dos esforços regionais e internacionais para se combater o terrorismo e o extremismo violento, a fim de prevenir as suas graves consequências na segurança e estabilidade no mundo.
Defendou, ao mesmo tempo, os valores universais de tolerância, da moderação e do diálogo.
Além disso, a Tunísia recomendou a separação da religião do flagelo do terrorismo, por ser, a seu ver, "um fenómeno transfronteiriço."
Um pouco mais cedo, na mesma quinta-feira, o Ministério Público tunisino do Centro Judiciário de Luta contra o Terrorismo anunciou ter aberto uma investigação judicial depois do atentado à facada ocorrido em Nice, cujo autor é supostamente um Tunisino.
Três pessoas morreram, incluindo uma mulher degolada dentro da basílica da Nossa Senhora em Nice, durante um ataque à facada, cujo autor, pretensamente de nacionalidade tunisina, está preso, refere-se.
-0- PANA BB/TBM/MAR/DD 30outubro2020