Túnis, Tunísia (PANA) - Grupos de jovens da cidade de Jilma, na região de Sidi Bouzid, no centro da Tunísia, queimaram pneus domingo e bloquearam o trânsito em várias ruas, obrigando a polícia a intervir para os dispersar com gás lacrimogéneo, constatou a PANA no local.
Várias cidades tunisinas, incluindo a capital, Túnis, registaram motins durante a noite de sábado para domingo últimos, marcados por confrontos entre jovens e forças de segurança, por meio de gás lacrimogéneo, prenderam dezenas de manifestantes nas regiões de Túnis, Sousse, Monastir e Kairouan.
Seguiram-se protestos e atos de saque e vandalismo na região de Manouba, nos subúrbios ocidentais de Túnis, bem como em muitos bairros populares da capital.
O porta-voz do Ministério do Interior tunisino, Khaled Hayouni, afirmou, num comunicado emitido domingo, que "as forças da lei e da ordem impediram sábado à noite operações de pilhagem e destruição contra propriedades públicas e privadas, levadas a cabo por grupos de pessoas cuja idade não excede os 25 anos, em várias regiões do país."
Lembrou que 242 participantes nas manifestações na noite de sábado para domingo estão presos, lê-se na nota.
Foram registados feridos e carros de polícia apedrejados, segundo a mesma fonte.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 18janeiro2020