Agência Panafricana de Notícias

Tudo pronto para primeiro Mundial de futebol em África

Joanesburgo- África do Sul (PANA) -- O Mundial de futebol será finalmente disputado em África e agora a determinação prevalece sobre as dúvidas e especulações.
O Mundial da FIFA de 2010 inicia-se esta sexta-feira na África do Sul com um jogo entre o país organizador e o México no magnífico estádio Soccer City.
Depois da cerimónia de abertura, prevista em grande pompa - cuja antevisão foi dada pelos Sul-africanos por ocasião das paradas que organizaram nos últimos dias - o verdadeiro espetáculo vai começar com este jogo, que deverá ser difícil.
As esperanças do povo sul-africano e, evidentemente, de África baseiam-se inteiramente na equipa nacional sul- africana, os "Bafana Bafana", que deve ter uma entrada com êxito no torneio.
Depois será a vez dos outros representantes de África - a Nigéria, a Argélia, o Gana, os Camarões e a Côte d'Ivoire - que vão disputar os seus primeiros jogos de grupo na seguinte ordem: - A Nigéria vai defrontar a Argentina no grupo B em Joanesburgo; a Argélia vai jogar contra a Eslovénia no grupo C em Polokwane domingo e no mesmo dia o Gana será oposto à Sérvia em Tshwane/Pretória no grupo D.
- Os Camarões entrarão na competição segunda-feira, quando defrontarem o Japão no grupo E em Mangaung/Bloemfontein, enquanto os "Elefantes" da Côte d'Ivoire serão a última equipa africana a disputar um jogo de abertura terça-feira no grupo C contra Portugal em Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth.
Mas, o jogo do dia - esta sexta-feira - será entre a África do Sul e o México.
Embora as estatísticas sejam favoráveis ao México, que venceu a África Sul por duas vezes e perdeu uma vez nos seus três últimos jogos, o apoio massivo dos barulhentos adeptos sul-africanos com as suas "vuvezelas" e a determinação da equipa do país organizador poderão fazer a diferença.
Os Bafana Bafana, que não registaram nenhuma derrota em 13 jogos de preparação para o Mundial sob a direção do selecionador brasileiro Carlos Alberto Parreira, vão procurar entrar na história e ganhar o seu primeiro jogo de fase final de Mundial.
Pensa-se que uma boa entrada dos Bafana Bafana no torneio vai determinar a continuação da sua progressão nesta competição, na qual o seu país empregou sem contar tempo e dinheiro na organização deste primeiro Mundial em terra africana.