Tswaneses de Wuhan exigem evacuação para país
Gaborone, Botswana (PANA)- Cidadãos tswaneses bloqueados na cidade chinesa de Wuhan, afetada pelo coronavírus, reiteraram os seus apelos para uma evucação para o país.
Thato Tshambane, presidente da associação dos cidadãos tswaneses que vivem, em Wuhan, exortou, segunda-feira, as autoridades a seguir o exemplo dos outros dirigentes africanos que evacuaram os seus cidadãos.
"Nenhum calendário nos foi comunicado, relativamente ao momento em que seremos evacuados, o que aumenta ainda mais a nossa ansiedade", declarou Tshambane.
Vinte e cinco tswaneses foram isolados na cidade de Wuhan, depois da epidemia do vírus, embora o Governo tenha prometido continuar o seu apoio.
Segundo os cidadãos chineses, o Governo apenas concedeu um subsídio a 21 dos 25 cidadãos tswaneses, apesar de uma antecipação em outras disposições, designadamente as necessidades elementares como o a alimentação, a água e as máscaras faciais.
"Sublinhamos aos nossos dirigentes que se disposições não forem tomadas rápida e eficazmente, isto poderá causar consequências permanentes e prejudiciais sobre a saúde mental e física dos cidadãos tswaneses bloqueados em Wuhan”, afirmou Tshambane.
No mês passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dir Unity Dow, afirmou que o Governo estava confiante que, em função de esforços concertados da China, o coronavírus, que é uma emergência de saúde pública, "será controlado o mais rápido possível".
-0- PANA DRW/AR/AKA/IS/MAR/IZ 02março20