Agência Panafricana de Notícias

Tsvangirai rejeita proposta de cargo de primeiro-ministro no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O principal líder da oposição zimbabweano, Morgan tsvangirai, rejeitou o cargo de primeiro-ministro proposto pelo Presidente Robert Mugabe, declararam sexta-feira em Harare responsáveis do seu partido, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC).
Na semana passada, o Presidente Mugebe escreveu uma carta a Tsvangirai para o informar sobre esta proposta, indicam as mesmas fontes.
Contudo, os responsáveis do MDC afirmaram que o seu líder recusou a proposta, insistindo na necessidade de Mugabe criar as condições por ele fixadas, inclusive uma partilha equitativa de pastas ministeriais chaves.
O MDC declarou no entanto que participará num governo de coligação apadrinhado pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a condição que o governo liberte os membros do seu partido e activistas dos direitos humanos raptados nestas últimas semanas.
O governo e a oposição assinaram em Setembro último um acordo para a formação de um governo de unidade nacional, mas as duas partes não estão de acordo sobre a repartição dos ministérios.
A oposição acusou o Presidente Mugabe de monopolizar o controlo dos ministérios chaves e jurou não tomar parte no governo a não ser que se lhe atribuam alguns ministérios importantes, nomeadamente o do Interior.