Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, reiterou, terça-feira, a sua vontade de promover mulheres para altas responsabilidades no seio do Governo e de principais instituições do país.
Tshisekedi reiterou esta vontade numa mensagem publicada, em Bruxelas (Bélgica), onde se encontra em visita oficial, na sua conta Twitter da Presidência da República, por ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher.
Prestou homenagem à coragem e abnegação das mulheres congolesas ativas em todos os domínios da vida, felicitando particularmente as das províncias do leste da RD Congo pela sua resiliência face a atos de violência sofridos no dia a dia, há vários anos.
O estadista congolês foi plebiscitado "campeão da masculinidade positiva" pela União Africana (UA) pelo seu compromisso com a luta contra atos de violência feitos a mulheres e raparigas.
Na RD Congo, este dia foi celebrado sob o lema "a autonomização das mulheres e raparigas no contexto de luta contra a mudança climática e a rédução dos riscos de catástrofes."
No plano internacional, o lema fixado para a efeméride foi "a igualidade hoje para o desenvolvimento sustentável."
-0- PANA KON/IS/DD 08mars2022