Trump ordena retirada do essencial de tropas norte-americanas da Somália
Washington, Estados Unidos (PANA) - O Presidente norte-americano, Donald Trump, ordenou a retirada do essencial das tropas do seu país da Somália.
De acordo com um comunicado oficial do Departamento norte-americano da Defesa,Trump ordenou o reposicionamentto da maioria do pessoal e do material fora da Somália, a partir do início de 2021.
O comunicado precisa que os Estados Unidos não “ se retiram nem se desengajam de África”, garantindo que “ nós permaneceremos empenhados ao lado dos nossos parceiros africanos”.
Os Estados Unidos possuem 700 soldados na Somália e estes últimos deverão retirar-se até 15 de janeiro.
O Presidente cessante deixa as suas funções, a 20 de janeiro próximo, lembre-se.
De acordo com o comunicado, esta decisão não constitui uma mudança da política norte-americana.
« Nós continuaremos a enfraquecer as organizações extremistas violentas suscetíveis de ameaçar o nosso território”, tranquilizou.
Uma parte destas forças será reenviada para fora da África Oriental.
« No entanto, o resto das forças será reposicionado da Somália para os países vizinhos, a fim de permitir operações transfronteiriças a serem lançadas pelos Estados Unidos e pelas forças parceiras, para manter a pressão sobre as organizações extremistas violentas a atuar na Somália”, indica o comunicado.
« Os Estados Unidos manterão as suas capacidades de realizar operações antiterroristas identificadas na Somália, e recolher informações e indicadores relativos às ameaças contra o nosso país”, conclui o comunicado.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 6dez2020