Agência Panafricana de Notícias

Tropas sul-sudanesas retiram-se do Sudão

Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão anunciou terça-feira o início da retirada das tropas sul-sudanesas antes posicionadas em seu território, em conformidade com os acordos alcançados pelos dirigentes dos dois países.

O general Imad Mustafa Adawi, das Forças Armadas do Sudão (SAF), declarou tratar-se de uma retirada imediata e sem condições do Exército sul-sudanês (SPLA) das seis regiões fronteiriças
sudanesas.

Segundo Adawi, membro da delegação sudanesa às negociações com o Sudão do Sul, e chefe da Comissão Técnica Militar pela parte sudanesa, o SPLA deve terminar a sua retirada dos territórios sudaneses até 16 de janeiro corrente.

Os dois países decidiram igualmente instalar 10 postos fronteiriços com serviços aduaneiros e migratórios bem como um posto de Polícia, indicou o general citado pelo diário Al-Sahafa.

Esta retirada ocorre alguns dias após uma reunião em Addis Abeba, na Etiópia, entre os Presidentes Omar El Béshir do Sudão e Salva Kiir do Sudão do Sul, sob a mediação da União Africana, para encontrar uma solução aos problemas de segurança e petrolífero existentes entre os dois países.

-0- PANA MO/SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 08jan2013