Tropas quenianas matam 5 membros de Al-Shabab na Somália
Nairobi, Quénia (PANA) – Soldados quenianos da Missão da União Africana na Somália (AMISOM) declararam domingo terem reprimido um ataque planificado pelo grupo radical Al-Shabab, na cidade de Bilis Qoo-qani, resultando na morte de cinco membros deste movimento radical.
O porta-voz das Forças de Defesa do Quénia (KDF), coronel Zipporah Kioko, indicou que o ataque do fim de semana era dirigido contra o Exército nacional somalí
Falando à imprensa, Kioko afirmou que o ataque decorreu no distrito de Afmadow, na província do Baixo Juba, no sul da Somália.
Vinte membros do grupo islâmico somalí proibido atacaram um campo do Exército nacional somalí, a partir de três direções diferentes.
Kioko prometeu que as KDF continuarão a trabalhar em estreita colaboração com as forças somalis para apoiar as operações de restabelecimento da paz e de redução da ameaça representada pelo Al-Shabaab.
As KDF controlam o setor dois que é o setor de primeira linha da AMISOM o mais no sul e baseado na cidade fronteiriça de Dhobley que fica na fronteira comum entre a Somália e o Quénia.
As Forças de Defesa Quenianas têm bases operacionais avançadas em 10 outras cidades exceto a de Billis Qooqani que foi atacada.
A AMISOM é uma missão de manutenção da paz que opera sob a responsabilidade da União Africana na Somália com a aprovação da Organização das Nações Unidas.
Os Estados membros da UA que fornecem soldados à AMISOM são o Burundi, Djibuti, a Etiópia, o Quénia e o Uganda.
-0- PANA DJ/RA/AKA/TBM/MAR/IZ 18maio2020