Agência Panafricana de Notícias

Tropas de países africanos desfilam em Paris

Paris- França (PANA) -- Cerca de 450 soldados, vindos de 13 ex- colónias francesas de África, desfilaram segunda-feira no Palácio Presidencial de França (Champs-Elysées) em Paris ao lado dos seus irmãos de armas franceses por ocasião da sua festa nacional.
Diante do Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e de 12 dos seus homólogos africanos, 35 amazonas do Benin, uma unidade feminina do Exército beninense, abriram o desfile militar.
Elas foram precedidas por um grupo de militares africanos que ostentava as cores nacionais dos 13 países africanos convidados de honra dos festejos.
As amazonas beninense foram seguidas pelos contingentes do Burkina Faso, dos Camarões, da República Centro-Africana (RCA), de Madagáscar, do Mali e da Mauritânia, que marcharam no ritmo da música militar do Exército francês.
A passos candenciados e batendo as mãos, as tropas do Níger, do Senegal, do Tchad e do Togo encerraram o desfile africano deixando assim o lugar aos seus irmãos de armas franceses.
Das 14 ex-colónias francesas, que se tornaram independentes em 1960, apenas a Côte d'Ivoire não participou neste evento, o primeiro do género, em França, em saudação a 14 de Julho, data da festa nacional de França.
O Presidente ivoiriense, Laurent Gbagbo tambem não participou na mini-cimeira que reuniu, terça-feira em Paris, o Presidente Sarkozy e os seus 12 homólogos africanos.