Banjul, na Gâmbia (PANA) - A Força Militar de Intervenção da CEDEAO na Gâmbia (ECOMIG) passará a usar brevemente capacetes de proteção de cor castanha, anunciou sexta-feira o seu comandante, coronel Flugence Ndour.
Num comunicado transmitido à PANA, o coronel Ndour indica que os capacetes em causa ostentarão um logotipo metálico da CEDEAO como um distintivo que vai diferenciá-los dos outros usados por outras forças de segurança dentro e fora da Gâmbia.
"Isso está em conformidade com a prática atual nas organizações internacionais e regionais que realizam operações de manutenção da paz que exibem códigos-cores distintos para os seus capacetes, cachecóis, braçis e suspensórios", indica a nota.
Desde tempos imemoriais, lembra, as Nações Unidas usam capacetes azuis e a União Africana adotou boinas verdes, pelo que, acrescentou, os capacetes castanhos da CEDEAO "estão conformes com esta prática internacional”.
Segundo ainda a mesma nota, as tropas da ECOMIG, cujos uniformes de camuflagem são diferentes dos dos seus países de origem, já usam braçais com o logotipo da CEDEAO e "o uso de boinas e braçais castanhos de cerimónia completa o código de vestimenta como parte da estandardização".
-0- PANA MSS/VAO/ASA/IS/DIM/IZ 12maio2019