Trinta e dua equipas, mas não 48, disputam Mundial 2022 no Qatar
Dakar, Senegal (PANA) - Trinta e duas equipas disputarão o Mundial de futebol de 2022 no Qatar, mas não 48, como como a Federação Internacional de Futebol (FIFA) vinha imaginando durante um tempo, soube a PANA de fonte oficial em Dakar.
A FIFA teve que congelar o seu projeto que, se se mantivesse, teria permitido a outros países vizinhos do Qatar acolherem uma série de encontros.
Ela reconheceu, efetivamente, numa declaração, que "nas circunstâncias atuais, uma tal proposta não poderia ser implementada".
No entanto, a instância reitora de futebol do mundo apresentou, em maio corrente, um estudo de exequibilidade do seu projeto.
Mas, aparentemente, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, não teve em conta o contexto global nesta parte do globo, sobretudo, no plano geopolítico, com o Qatar, que é objeto dum embargo por muitos destes vizinhos, alguns dos quais deviam acolher uma parte da competição.
Segundo o comunicado da FIFA, todas as possibilidades para aumentar o número de equipas de 32 para 48, envolvendo países vizinhos foram exploradas, incluindo a, para o Qatar, de organizar o torneio para 48 equipas, diminuindo, nomeadamente, as exigências da FIFA.
Mas a FIFA e o Qatar chegaram à conclusão de que não deviam ir longe demais nesta opção.
Já foi ratificado que o Mundial de 2026 agrupará 48 equipas, o que aumentará, de 64 para 80, o número total de partidas na fase final.
Três países da América do Norte e Central, designadamente os Estados Unidos, o Canadá e o México, são selecionados para organizarem este formato gigantesco.
-0- PANA BKN/DIM/DD 23maio2019