Agência Panafricana de Notícias

Trinidadiano vence concurso de poesia japonês em Dalar

Dakar- Senegal (PANA) -- O primeiro prémio da XXIII edição do concurso de Haiku (poema japonês) foi vencido por um cidadão da Trinodad e Tobago, segundo um comunicado de imprensa da Embaixada fo Japão em Dakar, organizadora desta competição, a que a PANA teve acesso quarta-feira.
O Haiku, organizado anualmente no Senegal, é um curto poema tradicional japonês composto por três versos de cinco, sete e cinco silábas, que descreve a natureza e emoções humanas, explica a mesma nota.
O segundo prémio foi atribuído a um estudante senegalês em Letras Modernas na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar (UCAD) ao passo que o terceiro foi atribuído a um aluno finalista do ensino médio.
Os galardões de encorajamento foram entregues a alguns professores senegaleses ao passo que o prémio de encorajamento especial foi outorgado à Casa de Educação Mariama Bâ de Gorée (ilha situada ao largo de Dakar) "pela participação regular no concurso do Haiku e pela qualidade dos poemas dos alunos", indica o comunicado de imprensa.
Segundo o mesmo texto, em 2009 "mais de 600 pessoas tomaram parte no concurso e 300 poemas foram apresentados ao júri e os candidatos vindos de seis países, nomeadamente Senegal, França, Roménia, Canadá, Mali e Trinidad e Tobago.
O primeiro concurso do Haiku foi organizado pela Embaixada do Japão em 1979, precisa o texto.