Dakar, Senegal (PANA) - O Tribunal de Arbitragem para o Desporto (TAS) pronunciar-se-á, a 2 de março próximo, sobre o recurso do presidente cessante da Confederação Africana de Futebo (CAF), Ahmad Ahmad, contra a sua suspensão pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), soube a PANA de fonte desportiva.
Este recurso, segundo a fonte, pode permitir ao Malgaxe Ahmed Ahmed, suspenso por cinco anos de qualquer atividade relacionada com o futebol, candidatar-se a um segundo mandato à frente da CAF.
"Um procedimento acelerado" será assim adotado pela TAS, que emitirá o seu veredicto antes de 12 de março próximo, dia das eleições da CAF em Rabat (Marrocos), segundo a mesma fonte.
O TAS até escreveu num comunicado publicado em Lausanne, na Suíça, que, "devido particularmente ao risco de danos irreparáveis contra Ahmad Ahmed, se a sanção disciplinar for mantida, antes das eleições, decidiu "suspender temporariamente os efeitos" da decisão da FIFA a fim de permitir ao Malgaxe em causa fazer campanha para a sua reeleição.
Em novembro último, o Comité de Ética da FIFA tinha declarado Ahmad Ahmad culpado de "corrupção" entre outras queixas, tendo-o suspendido por cinco anos de todas as atividades relacionadas com o futebol, para além de uma sanção financeira.
Desde então, o interim da CAF está a ser assumido por um Congolês, Constant Omari.
Na corrida para a cadeira de presidente da CAF estão um Mauritano, Ahmed Yahya, um Sul-Africano, Patrice Motsepe, um Senegalês, Augustin Senghor, e um Ivoirense, Jacques Anouma, refere-se.
-0- PANA BKN/IS/DIM/DD 30janeiro2021