Agência Panafricana de Notícias

Tribunal concede liberdade condicional a senador nigeriano ligado a terrorismo

Lagos, Nigéria (PANA) – Mohamed Ali Ndume, o senador nigeriano acusado de terrorismo pelos seus presumíveis laços com a seita islamita Boko Haram, obteve a liberdade sob caução em condições rigorosas.

O Alto Tribunal Federal de Abuja concedeu segunda-feira a Ndume a liberdade sob caução contra a soma de 25 milhões de nairas (cerca de 160 mil dólares americanos).

Ordenou-lhe para apresentar dois fiadores, devendo um dos quais ser um responsável do partido no poder ou um deputado « ativo ou reformado) e o segundo um residente nigeriano com bens imobiliários estimados em mais de 50 milhões de nairas (320 mil dólares americanos).

Ndume teve igualmente de entregar o seu passaporte ao Tribunal.

O senador é acusado de ter comunicado informações classificadas secretas a um grupo terrorista e facilitado as atividades dum membro da seita Boko Haram.

A sua próxima audiência está fixada para 2 de fevereiro de 2012.

Os Serviços de Segurança do Estado Nigeriano (SSS) detiveram Ndume em novembro último na sequência das confissões dum suposto membro detido de Boko Haram, Ali Konduga.

A Boko Haram, acusada de estar na origem duma série de atentados no norte da Nigéria nos últimos dias, reivindicou a responsabilidade pelo ataque perpetrado em agosto último contra a sede das Nações Unidas em Abuja que fez 24 mortos e vários outros feridos.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 20dez2011