Agência Panafricana de Notícias

Tribunal Supremo sul-africano pronuncia-se em dezembro sobre condenação de Oscar Pistorius

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Tribunal Supremo sul-africano pronunciar-se-á a 2 de novembro próximo sobre o recurso interposto pelo Ministério Público contra a condenação por homicídio do atleta paralímpico Oscar Pistorius, soube-se de fonte oficial no local.

A condenação relaciona-se com o assassinato, a 14 de fevereiro de 2013, por Pistorius da sua namorada, a manequim Reeva Steenkamp, na sua própria residência de Pretória, a capital sul-africana.

Naltura, Pistoris afirmou então ter confundido a namorada com um ladrão escondido na casa de banho, tendo sido por isso detido por homicídio involuntário e condenado, no ano seguinte, a cinco anos de prisão.

No entanto, o Ministério Público pediu a permissão ao juiz para interpor recurso contra este veredito, tendo sido autorizado em dezembro de 2014.

O caso foi apresentado a um painel de cinco pessoas ao Tribunal Supremo de Apelação.

Em dezembro de 2015, este Tribunal requalificou os factos e condenou-o por homicídio.

A juíza desta jurisdição, Thokozile Masipa, reforçou, em 2016, a pena de Pistorius infligindo-lhe seis anos de prisão por homicídio.

É pela segunda vez que o Estado interpõe recurso contra este caso judicial altamente mediatizado.

O Estado julga a condenação deste atleta, duplamente amputado "escandalosa e demasio branda, exigindo, no mínimo, 15 anos de prisão para este último.

-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/DD 20set2017