Agência Panafricana de Notícias

Tribunal Supremo decide sobre recursos contra eleição do novo primeiro-ministro líbio

Tripoli, Líbia (PANA) – A Câmara Constitucional do Tribunal Supremo da Líbia adiou quinta-feira, para 9 de junho corrente, o veredito relativo aos recursos interpostos por alguns membros do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) contra a "irregularidade" da eleição a 25 de maio último do novo primeiro-ministro, Ahmed Maitigue.

Cerca de 14 recursos foram interpostos contra a controversa eleição a 25 de maio último do novo primeiro-ministro que provocou uma profunda crise política no país.

O primeiro-ministro cessante, Abdallha Al-Theni, recusou-se a entregar o poder ao seu sucessor, afirmando cumprir uma decisão da justiça, na sequência dos recursos introduzidos por vários deputados contra a irregularidade que marcou esta eleição.

Terça-feira, ele defendeu que o seu Governo ainda não entregou oficialmente o poder ao novo Governo de Ahmed Maitigue mesmo após a instalação deste último na sede da Primatura por ordem do CNG.

Privado do assento da Primatura, o cessante deslocou-se quarta-feira última, com alguns dos seus ministros, à cidade de Beidha, no leste do país, que alberga a sede da Autoridade Constituinte encarregue de elaborar um projeto de Constituição.

Juntaram-se assim a mais de 20 outros membros do CNG, dos quais o vice-presidente, Ezzeddine al-Aoum, conhecidos pela sua posição hostil à eleição do novo primeiro-ministro Ahmed Maitigue.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 06junho2014