Agência Panafricana de Notícias

Tribunal Militar líbio absolve primo de Kadafi

Tripoli, Líbia (PANA) – O Tribunal Militar Permanente em Misrata (220 quilómetros a leste de Tripoli) absolveu Seyed Mohamed Gueddaf Addam, primo do finado coronel Muamar Kadafi e antigo responsável do regime, das acusações contra ele relativas à utilização das Forças Armadas para fins políticos contra a revolução de 17 de fevereiro de 2011.

Seyed Gueddaf Addam era, antes da destituição do regime de Kadafi, comandante militar dos Comandos Populares e Sociais, espécie de conselho dos dignitários das tribos e cidades líbias que era muito influente sob a sua presidência e trabalhava muitas vezes para mediar conflitos inter-tribais e era um pilar de apoio ao ex-regime.

No entanto, o tribunal condenou, no seu veredito de segunda-feira última, seis outros acusados a penas de prisão efetiva compreendidas entre três anos e seis meses e quatro anos e seis meses, anunciaram terça-feira fontes judiciais locais.

O tribunal decidiu adiar o julgamento de Ismail Mabrouk Al-Krama, antigo responsável do
ex-regime, para 28 de setembro corrente.

O Tribunal Militar Permanente de Misrata foi criado em 2012 e realizou várias audiências para examinar os casos em que estão implicados antigos responsáveis do antigo regime.

Nove antigos responsáveis do regime de Kadafi, incluindo o seu filho Seif al-Islam Kadafi, foram condenados em agosto último por um tribunal de Tripoli à pena capital por fuzilamento no quadro dum caso em que foram julgados 37 antigos responsáveis do ex-regime, alguns dos quais obtiveram penas de prisão efetiva entre quatro e 12 anos enquanto apenas quatro foram absolvidos.

-0- PANA BY/TBM/FK/TON 15set2015