Agência Panafricana de Notícias

Tribunal Constitucional confirma vitória de Ibrahim Kéita nas presidenciais malianas

Bamako, Mali (PANA) – O candidato da Mobilização Para o Mali (RPM), Ibrahim Boubacar Kéita, liderou a primeira volta das eleições presidenciais de 28 de julho no Mali com 39,79 porcento dos votos, segundo os resultados definitivos proclamados esta quarta-feira pelo Tribunal Constitucional do Mali.

Ibrahim Boubacar Kéita (IBK) será oposto na segunda volta, prevista para 11 de agosto corrente, ao candidato da União para a República e Democracia (URD), Soumaila Cissé, que obteve 19,70 porcento dos sufrágios na primeira volta.

Dramane Dembelé, candidato da Aliança para a Democracia no Mali (ADEMA), atualmente maioritário na Assembleia Nacional, ocupa a terceira posição com 9,71 porcento dos votos, seguido do candidato das Forças Alternativas para a Renovação e Emergência (FARE), o ex-primeiro-ministro Mobido Sidibé, que obteve 4,97 porcento dos sufrágios expressos.

A 28 de julho último, cerca de seis milhões 900 mil malianos foram às urnas para eleger um Presidente da República entre 28 candidatos.

A taxa de participação estimou-se em 48,98 porcento, a mais elevada no Mali desde o advento da democracia em 1992.

-0- PANA GT/TBM/FK/TON 07agosto2013