Agência Panafricana de Notícias

Tribunal Constitucional confirma vitória de Presidente cessante no Togo

Lomé, Togo (PANA) - O Tribunal Constitucional do Togo confirmou a eleição do Presidente cessante do Togo, Faure Essozimna Gnassingbé, nas presidenciais de 25 de abril último após a proclamação dos resultados definitivos do escrutínio durante a sua sessão solene na sua sede em Lomé.

Segundo o Tribunal Constitucional, que gere os contenciosos eleitorais, as irregularidades constatadas não são suscetíveis de manchar os resultados da votação.

Faure Gnassingbé foi eleito vencedor com 58,77% por um sufrágio de 1.221.282 votos, enquanto o seu principal opositor, Jean-Pierre Fabre, obteve 35,19% com um sufrágio de 731.230 votos.

Fontes próximas do Tribunal Constitucional afirmaram que o Presidente eleito vai prestar juramento a 4 de maio na Praça das Festas da nova Presidência em Lomé.

Com esta nova eleição, ele vai iniciar um terceiro mandato para uma duração de cinco anos.

Os outros candidatos, nomeadamente Aimé Tchabouré Gogué (ADDI), Gerry Taama (NET) e Mohamed Tchassona Traoré (MCD), obtiveram respetivamente 4,03% ; 1,03% e 0,90%.

Jean-Pierre Fabre, classificado na segunda posição e que contesta os resultados, ainda não apresentou recurso no Tribunal Constitucional.

-0- PANA FAA/BEH/MAR/TON 03maio2015