Agência Panafricana de Notícias

Tribos Toubou e Tuaregue trocam prisioneiros e proclamam cessar-fogo na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Uma troca de prisioneiros foi efetuada este fim de semana entre as tribos Toubou e Tuaregue que proclamaram um cessar-fogo na cidade de Oubari, no sudoeste da Líbia, anunciou o chefe do Batalhão “456 soldados” da Guarda Fronteira líbia, tenente-coronel Khalifa al- Sghaïr.

Numa declaração à imprensa, sábado, o tenente-coronel al-Sghaïr indicou que o Batalhão « 456 soldados » da Guarda Fronteiras patrocinou a troca de três prisioneiros da tribo Toubou contra 41 reclusos da tribo Tuaregue, na presença duma delegação da tribo al-Hassaouna.

Ele acrescentou que as tribos Toubou e Tuaregue proclamaram um cessar-fogo e juraram que elas já não detêm nenhum prisioneiro.

O Batalhão « 456 infantaria » da Guarda Fronteira garantiu sábado a segurança da cidade de Oubari e dos seus habitantes, a resolução do conflito e a instauração dum cessar-fogo entre as partes beligerantes, incluindo o aeroporto civil da cidade.

O sul da Líbia é regularmente palco de confrontos armados intertribais mortais nomeadamente pelo tráfico de armas, de gasolina e outros, muito florescente na província transfronteiriça, nota-se.

Os confrontos intertribais que abalam as cidades líbias explicam-se também pela insegurança e pela proliferação das armas na sequência da revolução de 17 de fevereiro de 2011 que provocou a destituição do regime de Muamar Kadafi.

-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 28fev2016