Agência Panafricana de Notícias

Treze pessoas condenadas à prisão perpétua por terrorismo no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA)- - Treze pessoas foram condenadas à prisão perpétua e 665 outras a penas de um a 21 anos de prisão no Burkina Faso por atos terroristas, soube a PANA de fonte oficial.

Segundo a justiça burkinabe, a sentença inscreve-se no quadro da repressão de atos terroristas no país.

De janeiro a julho de 2025, o Pólo Judiciário Especializado na repressão destes males realizou sete reuniões mensais que permitiram julgar 65 indivíduos, anunciou segunda-feira última o procurador-geral do Burkina Faso, Lafama Prosper Thiombiano, num comunicado.

Mencionou igualmente dois processos ligados a dois ataques terroristas perpetrados a 2 de março de 2018 em Ouagadougou, contra  Estado-Maior General do Exército do Burkina Faso e a Embaixada da   France, que fizeram 16 mortos, dos quais oito soldados e oito terroristas.

O procurador também citou um outro assalto registado a 22 de maio último a que reagiu a Operação Antiterrorista no bairro Rato go, em Ouagadougou, e que resultou na morte de um gendarme e de três terroristas.

Nestes últimos processos, três arguidos tinham sido condenados à prisão perpétua e três outros a penas de 21 anos de prisão cada, informou.

Aquando das sete reuniões acima referenciadas, as multas penais infligidas atingiram os 184.500.000 francs CFA (cerca de 330 mil dólares americanos), disse.

Houve ainda penas complementares, como confisco de bens pronunciadas em alguns processos, nomeadamente em termos de repressão do financiamento do terrorismo.

No mesmo contexto, numerosas vítimas que reclamaram pelos danos sofridos foram ressarcidas, revelou o procurador.

-0- PANA TNDD/JSG/DD 12agosto2025