Agência Panafricana de Notícias

Três tentativas de emigração clandestina frustradas na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – Unidades da Gendarmaria tunisina da cidade de Mahdi, a 200 quilómetros a sul de Túnis, frustraram domingo à noite três tentativas de emigração clandestina para Itália e detiveram 62 Tunisinos dos quais um casal e três adolescentes de 15 anos, anunciou esta segunda-feira uma fonte de segurança tunisina.

A primeira tentativa foi frustrada nas costas da cidade de Chabaa com a detenção de nove pessoas, a segunda 13 outras e enquanto a terceira, ocorrida segunda-feira de manhã, a 20 quilómetros do porto de Mahdia, foi marcada pela detenção de 40 pessoas.

Segundo as estatísticas fornecidas pelo Ministério tunisino do Interior, 307 tentativas de emigração clandestina foram frustradas, de janeiro a dezembro de 2017, das quais 253 ocorridas durante o segundo semestre do ano passado, ou seja, cinco vezes mais do que as registadas durante o primeiro semestre.

No total, três mil 424 pessoas foram detidas no período em referência, das quais duas mil 812 durante o segundo semestre, e cinco porcento dos migrantes clandestinos presos são mulheres.

-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 29jan2018