Bamako, Mali (PANA) - Três soldados malianos morreram, quarta-feira, numa emboscada contra a sua patrulha montada por supostos terroristas, a cerca de dois quilómetros da sua base, no setor de Diabaly, na província de Segou, no centro do país, anunciou o Ministério da Defesa e Antigos Combatentes.
Cinco outros soldados foram dados como desaparecidos e dois veículos destruídos, de acordo com a mesma fonte.
Reforços chegaram ao local e operações de busca continuam para encontrarem os desaparecidos e perseguirem assaltantes, disse a fonte.
De acordo com fontes no local, por volta de 18 horas, ouviram-se disparos, e balas terão sido recolhidas na aldeia de Kourouma, localidade não longe de Alatona, no setor de Diabaly.
Num comunicado, o Ministério maliano da Defesa saudou "com grande respeito" a memória destes homens tombados nesta operação e outros mortos no Mali durante o duro combate ao terrorismo.
Também saudou a coragem dos homens engajados no quadro da operação “Maliko” e a sua determinação a continuar a sua missão, garantindo-lhes a inteira confiança das autoridades militares.
A operação militar "Maliko" começou em janeiro último por iniciativa do Governo maliano, com vista a afirmar a autoridade do Estado em todo o território maliano e, sobretudo, garantir a segurança de pessoas e de seus bens nas províncias do centro e norte do Mali, expostas a frequentes ataques terroristas, há vários anos.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 10set2020