Agência Panafricana de Notícias

Três soldados malianos mortos em explosão de mina

Bamako, Mali (PANA) – Pelo menos três militares malianos morreram segunda-feira última numa floresta de Dia Bozo no eixo Diafarabé-Ténenkou (na província de Mopti) quando o seu veículo explodiu numa mina, anunciou esta quarta-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).

Estes elementos das Forças Armadas Malianas (FAMA) faziam parte duma missão de reconhecimento em direção a Diafarabé, que albergava a sua feira semanal.

Quatro outros soldados ficaram feridos, incluindo um caso grave mas cuja vida não está em perigo, segundo uma fonte segura, que indica que indivíduos armados conseguiram antes atravessar o rio Níger, escapando assim à patrulha do Exército maliano.

A feira de Diafarabé foi enlutada recentemente pelo assassinato dum guarda florestal por homens armados.

Após as exéquias das três vítimas, a emoção era visível, segundo a AMAP. A população está chocada e indignada por esta tragédia que traz más lembranças.

Desde o início do ano, a cidade de Ténenkou, foi vítima de três ataques repelidos pelo Exército maliano.

A morte destes soldados aumentou o clima de psicose de insegurança em Ténenkou que se tornou segunda-feira numa cidade morta ao anoitecer, mas a segurança voltou terça-feira e as populações realizaram as suas atividades normais.

-0- PANA GT/BEH/IBA/FK/TON 12agosto2015