Três soldados de paz mortos em emboscada no nordeste do MaIi
Bamako, Mali (PANA) - Três soldados da paz, cuja nacionalidade não foi especificada, morreram e seis outros ficaram feridos nesta quinta-feira numa emboscada, a cerca de 20 quilómetros da cidade de Bambara-Maoudé, na região de Tombouctou, no nordeste do Mali, anunciou uma missão onusina local.
O incidente ocorreu durante uma operação de segurança conduzida por uma empresa da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), que se deparou com dispositivos explosivos improvisados (IED) e, logo depois, um ataque de homens armados não identificados, de acordo com a mesma fonte.
Acrescentou que a resposta robusta das forças de manutenção da paz levou os assaltantes cobardes a fugirem.
A MINUSMA organizou imediatamente evacuações médicas adequadas por helicóptero.
O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadif, condenou veementemente este novo ataque contra os Capacetes Azuis, que diariamente põem as suas vidas em perigo ao serviço da paz e da estabilidade no Mali.
"Numa altura em que todos os esforços estão a ser mobilizados para tirar o Mali da sua crise, deploro profundamente o recrudescimento destes ataques contra as forças nacionais e internacionais e contra a população civil. Apesar deste ambiente difícil e imprevisível, a MINUSMA não poupará esforços para cumprir o seu mandato em todas as suas áreas de desdobramento", advertiu Annadif.
Curvou-se, com profunda tristeza, perante a memória dos soldados da paz mortos ao serviço da paz.
Endereçou todos os seus pensamentos às famílias enlutadas e aos seus irmãos de armas", disse a declaração, desejando também aos feridos rápidas e totais melhoras.
-0- PANA GT/IS/DIM/DD 14janeiro2021