Agência Panafricana de Notícias

Três soldados abatidos na cidade líbia de Benghazi

Benghazi, Líbia (PANA) - Três soldados morreram domingo em dois ataques separados em Benghazi, a segunda grande cidade no nordeste da Líbia, palco duma onda de violências visando militares e agentes de polícia, indicaram fontes de segurança.

"Dois soldados, das forças especiais Saiqa, foram abatidos domingo de manhã no bairro Assalam em Benghazi por desconhecidos. O outro, um oficial subalterno das unidades dos blindados foi fuzilado por homens armados no cruzamento al-Jaab em Benghazi. Este último, atingido por nove balas, estava acompanhada por um filho seu que saiu miraculosamente ileso deste atentado", acrescentaram as mesmas fontes.

Além disso, um oficial do Exército escapou sábado último à noite a um disparo de rajada para a sua direção no bairro al-Guarcha, em Benghazi, feito por desconhecidos, assinalaram as mesmas fontes.

Quatro pessoas pereceram e dezasseis outras sofreram lesões na mesma cidade na noite de sexta-feira a sábado último durante confrontos entre cidadãos e a Brigada de 17 de fevereiro, uma milícia armada.

Na mesma sexta-feira, um combate entre o Exército líbio e grupos armados de Ansar Asharia em Benghazi fizeram nove mortos e 24 feridos.

Há duas semanas, um ataque suicida à viatura armadilhada contra uma unidade do Exército fez tirou a vida a duas pessoas causando ferimentos a três outras.

Berço da revolução de 17 de fevereiro de 2011 que, seis meses mais tarde, derrubou o então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder absoluto, Benghazi e toda a região oriental do país são palco duma onda de assassinatos visando principalmente militares, agentes de polícia, juizes, jornalistas, politicos, militantes da sociedade civil e cidadãos de países estrangeiros.

-0- PANA BY/BEH/JSG/IBA/MAR/DD 12maio2014