Bamako, Mali (PANA) – Três civis foram mortos e mais de 700 cabeças de gado roubadas no fim de semana por homens armados não identificados, nas localidades de Klindé e de Kassanwanda, no distrito de Diankabou, na província central maliana de Mopti, anunciou segunda-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP), citando fontes concordantes.
Homens armados não identificados atacaram, durante a noite, a aldeia de Klindé, matando três pessoas e roubando mais de 300 cabeças de gado, depois de terem feito, na véspera, uma outra incursão na aldeia de Kassaawanda, onde roubaram mais de 400 cabeças de gado, revela a mesma fonte.
Desconhece-se a direção tomada pelos assaltantes depois do seu crime, muito menos os meios de transporte utilizados, admitindo-se uma intervenção eventual do destacamento militar estacionado, em Diankabou, perto das zonas de ataque.
Os ataques mortíferos perpetrados por homens armados não identificados seguidos por roubo de gado são frequentes no centro do Mali, há mais de dois anos.
Os ataques djihadistas misturaram-se com conflitos intercomunitários entre agricultores dogons e criadores peuls, tendo já feito centenas de mortos nos dois lados, e milhares de deslocados.
-0- PANA GT/JSG/IBA/MAR/IZ 22julho2019