Agência Panafricana de Notícias

Três pessoas mortas ao tentarem evadir-se de Centro de Detenção de Brazzaville

Brazzaville, Congo (PANA) – Três pessoas, das quais um gendarme, morreram e quatro outras ficaram feridas a tiros quinta-feira durante uma revolta no Centro de Detenção de Brazzaville, anunciou o procurador da República, André Ngakala Oko, citado pela rádio pública.

Segundo o jurista, disparos foram ouvidos quinta-feira por volta das 15 horas locais no Centro de Detenção de Brazzaville onde vários reclusos ursurparam algumas armas dos guardas prisionais.

« Eles começaram a disparar em todas as direções, provocando assim um clima de pânico no Centro de Detenção e nos seus arredores. Neste momento em que falo, o balanço é o seguinte : três mortos, dos quais um gendarme, um amotinado e um civil, abatidos por um fugitivo, quatro feridos dos quais três amotinados e um civil”, declarou Ngakalo Oko.

« Atendendo à extrema gravidade dos factos, ordenei a abertura dum inquérito », acrescentou o responsável afirmando que todos os reclusos que tentavam evadir-se foram recuperados e recolocados nas suas celas, graças ao desdobramento da força pública.

Uma calma aparente reinava no perímetro do Centro de Detenção que fica ao lado do Palácio de Justiça, constatou-se.

Segundo uma fonte próxima da Gendarmaria. O general Jean-Marie Michel Mokoko, detido em junho último por « atentado contra a segurança interna do Estado » e o coronel Marcel Ntsourou, ex-número dois dos Serviços de Segurança condenado em setembro de 2014 por rebelião, não estão ligados à revolta.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 30dez2016