Agência Panafricana de Notícias

Três pessoas detidas no Gana por alegada preparação de golpe na Côte d'Ivoire

Accra, Gana (PANA) - A Polícia ganense deteve dois cidadãos ivoirienses e um ganense que estariam prestes a adquirir armas e munições com o objetivo de destituir o Governo ivoiriense, soube a PANA de fontes oficiais terça-feria em Accra.

O comandante da Polícia da Região Central, o comissário adjunto Stephen Andoh Kwofie, declarou segunda-feira que a Polícia tinha sido informada a 13 de setembro da presença de dois Ivoirienses num hotel de Cape Coast (cerca de 140 quilómetros a oeste de Accra) para comprar armas com o objetivo de desestabilziar o Governo do Presidente Alassane Ouattara na Côte d´Ivoire.

A Polícia desdobrou no local agentes que detiveram, a 14 de setembro, os dois Ivoirineses, um antigo sargento do Exército de 27 anos, e um cozinheiro de 40 anos, quando verificavam as armas do tipo AK 47 e várias munições.

Durante o interrogatório, os Ivoirienses confessaram e citaram o nome do seu cúmplice, o Ganense Nana Emisa Mbrah, antigo capitão da Marinha Mercante da defunta empresa nacional Black Star Line.

O comissário adjunto da Polícia, Stephen Andoh Kwofie, precisou que as investigações continuam para encontrar os outros suspeitos.

Estas detenções seguem-se à de Justin Kone Katinan, próximo do ex-Presidente ivoirense Laurent Gbagbo, que aguarda a sua extradição a pedido das autoridades ivoirienses.

-0- PANA MA/SEG/NFB/SSB/MAR/TON 18set2012