Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Três pessoas foram detidas no Aeroporto Internacional Oliver Tambo de Joanesburgo, na África do Sul, com lingotes de ouro stimados em quatro milhões de dólares americanos, anunciou o porta-voz da Polícia Nacional, o coronel Athlenda Mathe.
Em declaração à imprensa, o coronel Mathe indicou que a segurança aeroportuária informou a Polícia que o scanner revelou objetos irregulares nas bagagens destes indivíduos.
"O trio acabava de aterrar na África do Sul, proveniente de Madagáscar, rumo a Dubai, via Etiópia, quando ele foi preso”, explicou Mathe.
O ouro foi confiscado em virtude da Lei sobre os Direitos Aduaneiros e Impostos Especiais e Regulamento de Controlo de Câmbios.
Um inquérito foi igualmente aberto pela Direção de Investigações Criminais (DPCI), com a ajuda da Interpol (polícia internacional), visto que vários países entram em jogo para estabelecerem a autencidade ou não dos certificados apresentados pelo trio e determinarem também o país de origem donde o ouro foi extraído.
O inquérito também se esforçará para descobrir o país de destino dos lingotes em causa.
Os suspeitos comparecerão esta semana no Tribunal de Primeira Instância de Kempton Park, para responderem por acusações de comércio de metal precioso e de violação da Lei sobre as Alfândegas.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/DD 05jan2021