Cotonou Benin (PANA) - O Tribunal Constitucional declarou quinta-feira à noite a vitória de três partidos políticos entre os sete que disputaram as eleições legislativas do passado domingo no Benim.
Segundo o Tribunal, a União Progressista pela Renovação (UPR) conquistou 53 assentos, o Bloco Republicano (BR) 28 assentos e os Democratas (LD-oposição) 28 assentos, confirmando os resultados provisórios divulgados quarta-feira última pela Comissão Nacional Eleitoral Autónoma (CENA).
Domingo, recorda-se, sete partidos participaram neste escrutínio que permitiu designar os deputados do 9.º mandato da Assembleia Nacional.
Quatro partidos, designadamente a União Democrática para um Novo Benin (UDBN), a Força Caura para a Emergência do Benin (FCBE), o Movimento Patriotas Liberais (MPL), o Movimento dos Elites Engajados do Benin (MOELE-BENIN), não conseguiram obter os 10 por cento dos votos nacionais exigidos por lei para eleger os 109 deputados, incluindo 24 cargos reservados a mulheres.
No total, eram esperados 6.600.572 eleitores em 17.749 mesas de voto em 7.986 assembleias de votos.
Os deputados cuja eleição venha a ser ratificada pelo Tribunal Constitucional terão um mandato transitório de três anos até às eleições gerais marcadas para 2026, segundo a mesma fonte.
-0- PANA IT/IS/SOC/MAR/DD 14jan2023