Niamey, Níger (PANA) - Três novos candidatos às eleições presidenciais de 2020-2021 no Níger foram anunciados neste último fim-de-semana, elevando a cerca de 10 o total de candidatos, a cinco meses destas ocorrências no país.
As novas candidaturas são de Abdoulaye Amadou Traoré, do Partido do Progresso para um Níger Unido (PPNU), que concorre pela segunda vez, e do jovem arquitecto Kané Kadaouré Habibou, presidente do partido Sinergia dos Democratas para a República (SDR), criado durante este ano.
A terceira personalidade é Abdoulkadri Oumarou, do partido Gayya Zabé 2021, coligação em Haoussa (Hauçá ou haúça, língua falada pelos hauçás, e é principais línguas africanas), um recém-chegado à cena política e apoiado por uma coligação de cerca de 20 partidos.
Outros candidatos são Bazoum Mohamed do Partido Nigerino para a Democrata-Social (PNDS), Ibrahim Yacoubou do Movimento Patriótico Nigerino (MPN), Djibril Baré Maïnassara da União para a Democracia e Progresso Social (UDFP) e Geral Salou Djibo do PJP.
Além disso, existem candidatos potenciais de outros partidos políticos tradicionais, como MNSD MODEN/FA Africa, MPR e RDR.
A primeira volta das eleições presidenciais está agendada para 27 de dezembro de 2020, marcando uma primeira alternância pacífica do poder no Níger.
-0- PANA SA/BEH/DIM/DD 13julho2020