Três novas mortes relacionadas com coronavírus no Congo
Brazzaville, Congo (PANA) - A Coordenação Nacional da Resposta ao Coronavírus no Congo anunciou, nesta quarta-feira em Brazzaville, três novas mortes relacionadas com o coronavírus (covid-19), 162 novos casos e 73 novas recuperações.
De acordo com a avaliação epidemiológica preparada pelo coordenador nacional de Resposta ao Coronavírus, Gilbert Ndziessi, o Congo contabliza atualmente três mil 200 casos de coronavírus, 829 recuperações e 54 mortes.
Além disso, na sequência do aumento dos casos de contaminação, devido ao relaxamento das medidas de barreira, o Governo congolês decidiu prolongar o estado de emergência sanitária por 20 dias, a partir de 30 de julho de 2020, e o recolher obrigatório em todo o território nacional das 22 às cinco horas, com excepção de Brazzaville e Ponta Negra, ambas cidades tratadas separadamente.
Em Brazzaville, a capital do país, e Ponta Negra, o principal centro económico e industrial, no sul do país, o recolher obrigatório é reduzido das 20 para as cinco horas da manhã.
Estas duas grandes cidades congolesas são o epicentro da pandemia do coronavírus.
É mantida a proibição de concentrações de mais de 50 pessoas em locais públicos e privados, com excepção dos mercados estatais e dos eventos de desconfinamento.
Lamenta-se o desleixo no respeito pelas medidas de prevenção e a insuficiente assistência no tratamento dos doentes, segundo a mesma fonte.
-0- PANA MB/JSG/DIM/DD 29julho2020