Agência Panafricana de Notícias

Três mortos em incêndio de combustível de contrabando no norte do Benin

Cotonou, Benin (PANA) – Três corpos calcinados foram retirados dos destroços duma camioneta cheia de bidões de gasolina de contrabando que pegou fogo sexta-feira última numa localidade da comuna de Kandi (norte do Benin), soube-se no fim de semana em Cotonou, de fontes policiais.

A camioneta proveniente duma localidade nigeriana, onde se abasteciam vendedores ilícitos deste produto, pegou fogo, entre Malanville e Kandi, fazendo três mortos e avultados danos materiais, de acordo com as fontes.

Este acidente relança a polémica em torno da repressão do tráfico ilícito de gasolina de contrabando proveniente da Nigéria, o qual prosperou devido à crise dos anos 1980 no Benin, escapando a todas as formas de repressão da parte dos sucessivos Governos no país.

Vários programas de reconversão dos atores foram lançados, mas nenhum, até ao momento, foi bem-sucedido enquanto este comércio causa constantemente perdas de vidas humanas e materiais, avaliados em vários biliões de francos CFA, na economia nacional.

Vários estudos foram feitos sobre o impacto ambiental e sanitário deste tráfico que utiliza até mulheres grávidas e crianças.

Em outubro último um dos barões do tráfico, Joseph Midodjiho, e o seu motorista Nicolas Tankpinou Alodégnon foram condenados respetivamente a 24 e 18 meses de prisão efetiva, pelo Tribunal Correcional de Porto-Novo, por homicídio, incêndio e lesões involuntárias, na sequência dum incêndio provocado por uma gasolina de contrabando.

Um aluna de 14 anos morreu nesta tragédia, enquanto várias outras pessoas ficaram gravemente feridas além de enormes danos materiais registados.

-0- PANA IT/TBM/IBA/FK/DD 19fev2018