Três mortos e oito feridos em bombardeamento em Tripoli
Trípoli, Líbia (PANA) - Três pessoas morreram e oito outras ficaram feridas num bombardeio a uma casa em Trípoli ocorrido segunda-feira última, anunciou o ministério da Saúde do Governo oficial líbio.
Os três mortos são crianças ao passo que entre os feridos se encontra também uma criança em estado grave e seus pais,de acordo com a fonte.
O Governo de Entendimento Nacional, reconhecido pela comunidade internacional, acusou as forças do autoproclamado Exército Naioncla líbio, lideradas pelo marechal Khalifa Haftar, de serem os responsáveis pelo bombardeio.
O Conselho Presidencial do Governo Nacional condenou veementemente estes ataques aéreos que visaram o bairro "Farjan", muito popular, no centro de Trípoli.
Este ato criminoso cometido pela aviação criminosa, em alusão ao marechal Haftar, juntou-se a uma série de ataques recorrentes contra aeroportos e propriedades públicas e privadas, que matam e aterrorizam civis e violam o direito e as convenções internacionais".
O Conselho apelou à comunidade internacional para que "tome uma posição clara sobre esta agressão".
O apelo é extensivo também à Missão das Nações Unidas de apoio na Líbia para que assuma as suas responsabilidades.
O mesmo concerne igualmente às organizações dos direitos humanos "para que registem os atos que violam os direitos humanos e o direito humanitário internacional", lê-se no comunicado.
As forças do marechal Haftar vêm desenvolvendo uma campanha armada para assumir o controlo da cidade capital Tripoli, sede do Governo de Entendimento Nacional, liderado liderado por Fayez Sarraj e reconhecido pela comunidade internacional, recorda-se.
Os combates já causaram a morte de pelo mil e noventa e três pessoas, desde sua eclosão, no início do abril último, e ferimentos a cerca de seis mil pessoas, bem como o deslocamento forçado de 20 mil outras, segundo as Nações Unidas.
-0- PANA AT/IN/DIM/DD 14out2019