Agência Panafricana de Notícias

Três mil desertores chamados de volta para lutarem contra seita Boko Haram na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O Exército nigeriano convocou três mil e 32 soldados que desertaram das linhas de frente ou desobedeceram a ordens dos seus chefes para lutar contra a seita islamita Boko Haram, soube-se de fonte oficial em Lagos.

Estes soldados fazem parte dum grupo de cinco mil militares demitidos por erros diversos cometidos na guerra contra a seita terrorista Boko Haram.

Os três mil e 32 soldados foram, no entanto, amnistiados depois de o Exército ter revisto os seus casos e tê-los envido para uma nova formação antes do seu desdobramento.

« Os soldados foram instalados no Quartel-General da Sétima Divisão donde deverão ser redesdobrados em diversos lugares da zona de conflito », escreve o diário Punch que cita fontes militares.

Por outro lado, o Exército nigeriano afirma ter registado enormes êxitos na sua guerra contra os insurretos islamitas, muitos dos quais em fuga, capturados ou obrigados a render-se.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, deu aos militares três meses para aniquilarem a seita Boko Haram, um prazo que o Exército se diz pronto para respeitar.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/FK/DD 18set2015