Agência Panafricana de Notícias

Três dias de luto no Benin para morte do Presidente

nigeriano Cotonou- Benin (PANA) -- O Governo do Benin decretou sexta-feira um luto nacional de três dias na sequência do falecimento do Presidente da Nigéria, Umaru Yar'Adua, anuncia um comunicado oficial divulgado em Cotonou.
De acordo com a nota publicada no termo dum conselho extraordinário de ministros, com esta decisão, o Governo beninense expressa a sua solidariedade e compaixão bem como as do povo beninense à República Federal da Nigéria.
Durante este período, a bandeira nacional será colocada à meia haste em todo o território nacional.
Segundo o Governo beninense, o falecimento, quarta-feira à noite, do Presidente Yar'Adua "constitui uma dolorosa provação para as duas nações irmãs da Nigéria e do Benin cuja imbricação e complementaridade das economias e a sensibilidade das relações são muito fortes".
"O falecido Presidente Yar'Adua contribuiu de modo significativo para a criação duma parceria renovada com os seus vizinhos e para a consolidação dos laços seculares e multidimensionais que existem entre os dois países e os países da África Ocidental", acrescenta o comunicado.
O Presidente beninense, Yayi Boni, deslocar-se-á à Nigéria nos próximos dias para "render homenagem ao ilustre falecido e apresentar as condolências do Governo e do povo beninenses ao povo irmão e vizinho da Nigéria e aos seus dirigentes".