Três corpos de migrantes recuperados e cinco socorridos ao largo da Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Três corpos sem vida de migrantes clandestinos foram recuperados e cinco outros socorridos pelos agentes da Guarda Costeira líbia, após o naufrágio do seu barco ao largo das costas do país, anunciou segunda-feira o Ministério líbio do Interior, ilustrando a continuação do fenómeno da emigração ilegal no país.
Num comunicado, o Ministério do Interior precisou que as equipas de socorros recuperaram durante a sua operação de intervenção realizada no último fim desemana, três corpos sem vida, um dos quais é o de uma mulher, notando que os sobreviventes foram transportados para o ponto de desembarque de migrantes no porto de Trípoli.
A mesma fonte precisou que tratamentos médicos e uma assistência humanitária lhes foram fornecidos antes de serem entregues ao Órgão de Luta contra a Emigração Clandestina.
O responsável da representação da Organização Internacional para as Migrações (OIM) na Líbia, Federico Soda, e a Organização Humanitária Mediterranea anunciaram quinta-feira passada a morte de 15 migrantes no naufrágio de um barco ao largo de Sabratha (oeste), enquanto cinco sobreviventes foram socorridos por pescadores.
Além disso, mais de 70 outros migrantes foram intercetados no mar e reconduzidos à Líbia pelos agentes da Guarda Costeira líbia.
A OIM assinalou precedentemente que o total dos migrantes socorridos desde o início deste ano ultrapassou nove mil e 400 pessoas enquanto 184 migrantes foram mortos e o número de desaparecidos ultrapassou 247 indivíduos.
País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da migração clandestina, a Líbia está confrontada nestes últimos anos com um fluxo importante de candidatos à emigração clandestina para a Europa que são vítimas de redes de tráfico de seres humanos que aproveitaram da situação de segurança para frutificar o seu negócio.
-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 27out2020