Três companhias petrolíferas retomam atividades de exploração na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - As petrolíferas italianas Eni, a britânica BP e a argelina Sonatrach notificaram oficialmente a Companhia Nacional Petrolífera da Líbia (NOC) do levantamento do estado de força maior na prospecção e exploração de petróleo na Líbia.
Num comunicado de imprensa publicado na quinta-feira, o NOC disse ter recebido uma notificação da empresa italiana Eni e da British British Petroleum sobre o levantamento do caso de força maior na retomada da exploração e obrigações contratuais na bacia Ghadames A-B e offshore Bloco C.
O NOC anunciou também ter recebido uma nova notificação da empresa argelina Sonatrach por ter levantado força maior para retomar as atividades de exploração nos blocos que lhe foram concedidos na área da bacia de Ghadames.
Este passo surge em resposta ao apelo da Companhia Nacional de Petróleo da Líbia, lançado em Dezembro de 2022 às empresas internacionais que operam na área do petróleo e gás, com as quais foram assinados acordos de exploração, partilha e produção de petróleo e gás na Líbia, relativos o levantamento do estado de força maior.
O Conselho de Administração do NOC renovou o seu apelo às restantes empresas que ainda não começaram a levantar o estado de força maior nas suas regiões a retomarem as suas atividades e as suas obrigações contratuais, salientando que não deixará de preservar os interesses nacionais do Estado líbio para alcançar sua visão de restaurar a Líbia ao seu papel de liderança e eficiência no campo da energia.
-0- PANA BY/JSG/MAR 04Agosto2023