Agência Panafricana de Notícias

Três cidadãos da RDC mortos em operação policial no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - Três cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) morreram e outros ficaram feridos numa operação de segurança lançada a 05 de abril corrente, em Brazzaville, deplorou quarta-feira o embaixador da RDC no Congo, Christophe Muzunzu.

A operação levada a cabo pela Polícia congolesa visou perseguir autores de assaltos e de atos criminosos na capital congolesa.

"É pena ver polícias a quem se deu ordens precisas comportarem-se desta maneira violando, torturando, pilhando, matando pacatos cidadãos. Atualmente, registamos três mortos e decidimos evacuar outros feridos para a RDC para cuidados médicos", disse o diplomata muito chocado.

"Quando se trata de expulsar os cidadãos da RDC, isto deve ser feito seguindo as regras e com toda a dignidade. O que ocorreu no terreno é realmente deplorável", indignou-se Muzunzu.

Quando do lançamento desta operação, o diretor-geral da Polícia, Jean-François Ndenguet, sublinhou que não se tratava de nenhuma caça a estrangeiros.

Apelou aos agentes da Polícia para não a transformarem numa operação de pilhagem de bens alheios e ajuste de contas muito menos em cenas de violências cegas contra fosse quem fosse.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 10abril2014