Três capacetes azuis mortos em explosão de engenhos no Mali
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Três capacetes azuis da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) morreram domingo de manhã numa explosão de engenhos improvisados, durante uma patrulha de rotina nos arredores de Aguelhok, na província de Kidal, no Mali, soube-se de fonte oficial.
Segundo um comunicado da missão onusina, quatro outros capacetes azuis, gravemente feridos no local, estão a receber tratamentos médicos apropriados.
O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Mali (RSSG) e chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadig, condenou com firmeza estes atos cobardes. que têm por objetivo paralisar as operações no terreno da MINUSMA e atingir indistintamente o seu pessoal e civis inocentes.
«Nós deveremos conjugar todos os esforços a fim de identificarmos e capturarmos os responsáveis por estes atos terroristas para que respondam pelos seus crimes em tribunal”, indignou-se Annadif.
« Eu curvo-me diante dos restos mortais destes corajosos capacetes azuis mortos ao serviço da paz no Mali”, acrescentou, apresentando, em nome de todo o sistema das Nações Unidas no Mali, as suas mais sentidas condolências às famílias enlutadas e desejando rápidas melhoras ao feridos.
A MINUSMA foi desdobrada, em 2013, no Mali, na sequência da crise de segurança que se seguiu ao golpe de Estado de 2012 neste país saheliano da África Ocidental, indica-se.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 11maio2020