Bamako, Mali (PANA) - Três capacetes azuis da Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) morreram segunda-feira numa explosão em Tessalit, na região de Kidal (extremo norte), anunciou a referida instituição na sua conta de twitter.
Os três capacetes azuis, cuja nacionalidade não foi revelada, pereceram quando um veículo, em que seguiam, percutiu um engenho explosivo improvisado (IED), durante uma patrulha de busca e deteção de minas em Tessalit, segundo a mesma fonte.
"Este incidente provocou também o ferimento grave de quatro pessoas entre os capacetes azuis", acrescenta a nota, recordando que, desde a instalação da Missão em 2013, no Mali, engenhos explosivos improvisados tiraram a vida a 74 capacetes azuis neste país.
O Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas e chefe da MINUSMA, El-Ghassim Wane, expressou num twitter "pensamentos comovidos" aos capacetes azuis.
Sublinhou que estes artefatos mortíferos são uma das mais graves ameaças com estão confrontadas pelos elementos da MINUSMA, saudando no entanto a sua "coragem e sentido de dever."
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 19out2022