Bamako, Mali (PANA) – A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) deplorou “o cobarde assassinato de três dos seus capacetes azuis na zona de Siby, a 40 quilómetros da capital maliana”.
"Sexta-feira à noite por volta das 22 horas (TMG e hora local), vários capacetes azuis da MINUSMA, que partiam em missão a bordo dum carro de aluguer, foram atacados por homens armados não identificados na estrada de Siby, a 44 quilómetros a sudoeste de Bamako”, lê-se num comunicado transmitido sábado à PANA em Bamako,
Três deles foram mortos e um outro ficou ferido. O ferido é um motorista civil, acrescenta o comunicado que não precisa a nacionalidade destes capacetes azuis.
O representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadif, diz-se "chocado com este cobarde assassinato", condenou-o com veemência.
"Atacar capacetes azuis é atacar a paz mesmo no Mali", indignou-se o responsável onusino, sublinhando que a MINUSMA continua determinada a trabalhar para a paz do lado dos Malianos.
Lembra que estes "ataques podem constituir um crime de guerra em conformidade com o direito internacional."
-0- PANA GT/TBM/SOC/FK/DD 25fev2019