Ziguinchor, Senegal (PANA) – Três Assembleias de voto serão abertas em Ziguinchor, no sul do Senegal, para permitir aos mil 675 cidadãos bissau-guineenses inscritos nos cadernos eleitorais participar nas eleições legislativas de domingo próximo, na Guiné-Bissau, indicou à PANA quarta-feira fonte consular.
Segundo Orlando Wam Sambou, cônsul-geral da Guiné-Bissau, na Casamança, todo o material eleitoral necessário, como boletins de voto, urnas e cabines, já está no terreno.
No total 21 partidos políticos estarão em liça no próximo domingo, para as eleições legislativas na Guiné-Bissau.
Sambou exortou os Bissau-guineenses a fluir em massa para votar, sublinhando que é ao mesmo tempo um dever e um direito participar na designação dos futuros deputados que vão integrar a Assembleia Nacional (Parlamento) do seu país.
Estas eleições legislativas devem permitir renovar os 102 assentos da Assembleia Nacional, dominada pela oposição, com 15 deputados para o Movimento para a Alternância e Democracia (MADEM ) e 41 deputados para o Partido da Renovação Social (PRS).
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), após uma dissidência de deputados do MADEM, tem atualmente 42 parlamentares. O resto dos assentos é controlado pelos outros pequenos partidos do país.
Estas eleições legislativas devem ser seguidas, em princípio, pelo escrutínio presidencial que deverá ser realizado, em maio próximo, se o calendário eleitoral for respeitado.
-0- PANA MAD/JSG/FK/IZ 6março2019