Nairobi, Quénia (PANA) – Três quenianos fazem parte das 26 pessoas mortas num ataque noturno terrorista ocorrida na sexta-feira última à noite na cidade portuária de Kismayo, segundo autoridades somalis.
Também pereceram três Tanzanianos, dois Americanos, um Britânico e um Canadiano neste ataque perpetrado contra um hotel, na mesma cidade, por militantes do grupo terrorista islâmico somali Al Shabaab.
A ofensiva foi lançada por kamikazes que forçaram a passagem disparando com e um fuzil automático fazendo igualmente 56 feridos.
O tiroteio que se seguiu, entre os terroristas e as forças de segurança somalis, terminou sábado de manhã, de acordo com a fonte.
Entre as vítimas figuravam vários estrangeiros e uma eminente jornalista canadiano-somali, Nodan Halayeh, que morreu com o marido.
Os pormenores do ataque foram comunicados à imprensa por Ahmed Mohamed Islam, presidente da região semi-autónoma do Jubaland.
Além dos estrangeiros, pessoas presentes no hotel, na altura do atentado, eram eminentes homens políticos, empresários e anciões do clã somali, que se reuniam na véspera das próximas eleições presidenciais na Somália.
O Al Shabaab já levou a cabo atentados terroristas na maioria dos países da África Oriental, nomeadamente o de janeiro último contra o complexo Dusit em Nairobi, no Quénia, e que fez 14 mortos.
-0- PANA DJ/VAO/MTA/BEH/MAR/DD 14julho2019