Agência Panafricana de Notícias

Três Mauritanos condenados à prisão por terrorismo

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Um tribunal de Nouakchott condenou em primeira instância, terça-feira, três Mauritanos a pesadas penas de prisão por terrorismo, soube quinta-feira a PANA de fontes judiciais.

Mohamed Ould Ely, Aly Yaghoub Ould Miya e Boukhary Ould Dahane vão cumprir, respetivamente, 10, sete e cinco anos de reclusão, por terem levado a cabo ações de recrutamento de combatentes a favor do Estado Islâmico (Daech, em árabe).

Estas penas foram proferidas no termo dum julgamento de um dia, o que é deplorado pelos advogados de defesa que consideram que, tendo em conta "a gravidade" das infrações, o seu tratamento deveria levar mais tempo para permitir descobrir a verdade.

Estes jovens mauritanos foram detidos em outubro de 2014, na região de Zouerate, a cerca de 600 quilómetros no nordeste de Nouakchott, a capital.

Na base da acusação que desembocou na sua condenação estava um vídeo no qual prestam vassalagem ao Estado Islâmico com o compromisso de trabalhar pelo seu engrandecimento ao preço do seu sangue.

-0- PANA SAS/JSG/MAR 18junho2015